Como Reduzir a Resistência à Rolagem
O pneu precisa ser flexível para proporcionar conforto e aderência, por isso, durante a rolagem ele se deforma em contato com o solo, aquecendo e consumindo energia, portanto combustível.
Para voltar à sua forma inicial após cada deformação, o pneu necessita de energia, sendo que parte dela é perdida em forma de calor. Essa perda de energia é chamada de resistência à rolagem, e esta é responsável por 20% do consumo de combustível de um veículo de carga e passageiro. Portanto no caso do pneu de carga e passageiro, para reduzir o consumo de combustível é preciso reduzir a “resistência à rolagem”.
Manutenção e calibragem dos pneus
É importante verificar regularmente se os pneus apresentam calibragem correta, perda de pressão, desgastes irregulares, agressões e/ou danos na banda de rodagem, traços de envelhecimento na borracha, objetos retidos na banda de rodagem, etc. A manutenção correta e calibragem dos pneus diminuem a sua resistência à rodagem reduzindo o consumo de combustível do veículo.
Manutenção da Geometria do Veículo
Uma manutenção correta da geometria do veículo através do alinhamento e balanceamento e regulagem dos freios, diminuem as forças que se opõem ao deslocamento do veículo, reduzindo assim à resistência à rolagem e conseqüentemente o consumo de combustível.
Fonte: Michelin
Como Economizar Diesel com seus Pneus?
Segundo estudo realizado pela Continental, entre 35% e 60% do consumo de combustível é causado pela resistência à rolagem – este valor varia de acordo com o uso e o número de pneus. Portanto, uma ótima maneira de reduzir o consumo de combustível é diminuindo essa resistência.
Mas o que é resistência à rolagem?
Resistência à rolagem é a força que o movimento de rolagem do pneu exerce sobre a estrada quando viaja sob carga.
E o que você pode fazer para diminuir a resistência à rolagem e começar a economizar combustível?
- Use pneus de baixa resistência à rolagem.
- Calibre seus pneus semanalmente. Para saber a calibragem ideal de seus pneus consulte as especificações do fabricante do veículo. Quanto mais baixa a pressão do pneu, menor a sua durabilidade, maior o consumo de combustível e maior o risco de explosão e acidentes na pista.
- Realize o alinhamento da direção a fim de garantir maior durabilidade dos pneus, conforto, segurança e estabilidade ao dirigir.
- Não acelere bruscamente e mantenha velocidades regulares. A resistência à rolagem e, consequentemente, o consumo de combustível são maiores em alta velocidade pois os pneus rodam mais em um determinado período de tempo.
Tecnologia de Chip em Pneus Reduz Custos e Consumo de Combustível
Já pensou em pneus inteligentes, que com o auxílio de um chip monitoram a pressão e garantem o desempenho da carreta? A ideia pode parecer futurista demais, mas é realidade em lançamentos recentes da Goodyear e da Bridgestone.
A Goodyear, que batizou seu pneu de Tire IQ, já inclui o chip nos pneus direto de fábrica. Operado por radiofrequência, o chip transmite informações sobre a performance do pneu para um sistema, que então, quando necessário, indica a necessidade de fazer a calibragem, trocas ou recapagem.
De acordo com uma pesquisada da fabricante norte-americana Akron, a manutenção da pressão correta dos pneus é responsável por 30% do desempenho. Assim, um equipamento desse tipo pode economizar não só na compra de pneus e nas recapagens, mas também no gasto com combustível, com peças e até aumentar a segurança do motorista.
O chip, conectado via Bluetooth a um computador, envia os dados para serem analisados por um software. Conectado a internet, esse programa gera relatórios que podem prever a vida útil dos veículos e das peças.
A tecnologia da Bridgestone, mais adaptável, funciona com um chip em uma etiqueta de borracha. Além de tudo, o equipamento pode ser aplicado a qualquer pneu.
Fonte: Mercedes
Volvo Aposta no I-See para Economizar combustível
A Volvo Trucks desenvolveu o sistema I-See que controla a energia cinética do caminhão de forma a fazê-lo avançar em subidas, utilizando nas descidas a mesma energia para a aceleração. A redução no consumo de combustível pode chegar aos 5%. A tecnologia irá ser introduzida em 2013, possivelmente no lançamento dos motores Euro 6 pelo fabricante de Gotemburgo.
O I-See está ligado ao sensor de inclinação da transmissão e obtém informações sobre a topografia de forma digital. O fato de o sistema não depender de mapas torna-o mais confiável, já que é capaz de obter sempre a informação mais recente. O I-See pode memorizar cerca de quatro mil subidas, correspondendo a uma distância de cinco mil quilômetros.
O I-See é um piloto automático ligado ao cruise control do caminhão que controla as mudanças de velocidade, o acelerador e os freios nas subidas, garantindo que tudo funcione da forma mais eficiente do ponto de vista do consumo de combustível.
A marca diz que o sistema funciona melhor em terreno ondulado, garantindo a utilização da função de roda livre em distâncias longas sem recorrer ao motor. Outra vantagem consiste numa redução do desgaste dos freios e dos pneus.
Fonte: Transportes em Revista
Influência no Consumo de Combustível
A redução do consumo de combustível é um imperativo no que diz respeito à economia de uma empresa. Mas é ainda mais importante no que diz respeito às questões ambientais.
Além do design do veículo e do motor, o consumo de combustível de veículos depende de um conjunto de fatores, como carga, motorista, condições meteorológicas e condições da estrada.
Confira abaixo a influência de alguns fatores no consumo de combustível:
- A constante condução em subidas pode aumentar o consumo de combustível em mais de 50%;
- A condução com vento a mais de 10 metros/seg. pode aumentar o consumo de combustível em até 18%;
- Se existir chuva ou neve na superfície da estrada, a resistência ao rolamento aumenta, e o consumo de combustível pode aumentar em 10-20%;
- A redução da velocidade de 90 km/h para 80 km/h reduz o consumo de combustível em 6%;
- Uma parada adicional em cada 10 km aumenta o consumo de combustível em aproximadamente 35%.
Fonte: Volvo
Velocidade x Tempo e o Consumo de Diesel
O consumo de diesel é tanto maior quanto mais alto for o acréscimo da velocidade.
Altas velocidades de rodagem trazem apenas um pequeno ganho de tempo. De outro lado, ocorre muito desgaste nos pneus, aumenta o stress para o motorista e eleva o consumo de diesel.
Ex: Elevando-se a velocidade média de 80 para 90 km/h em 100 km, o ganho de tempo é de apenas 8 minutos.
Baixas velocidades ao serem elevadas, quando as condições e o limite de velocidade permitem, trazem um ganho de tempo significativamente maior.
Ex: Elevando-se a velocidade média de 40 km/h para 50 km/h em 100 km, temos 30 minutos de ganho de tempo.
Dicas Rápidas:
– Rodar mais rápido para chegar mais cedo ao destino somente vale a pena nas faixas de baixa velocidade. Em altas velocidades, rodar mais rápido para ganhar tempo aumenta demasiadamente o consumo de combustível;
– Evite picos de velocidade e oscilações em velocidade alta;
– Conduza seu veículo de maneira uniforme e evite paradas desnecessárias.
Fonte: Mercedes