Browsing articles from "Abril, 2013"

O que é o OBD

Abr 30, 2013   //   por Admin   //   Blog  //  Nenhum Comentário

OBDOn Board Diagnosis ou  Sistema de Diagnóstico de Falhas

Todos os veículos que forem homologados em atendimento ao PROCONVE P7, deverão ter instalado o sistema de auto diagnose, a fim de coibir e penalizar possíveis tentativas de estratégia manipulatória do sistema de controle de emissões.

Exemplos:

– Elevação do nível de emissão de NOx maior que 3,5 g/kWh → Lâmpada indicadora de mal funcionamento acessa.

– Elevação do nível de emissão de NOx maior que 7,0 g/kWh → Redução de até 40% do torque do motor na próxima partida, após 48h consecutivas com a mesma falha.

– Inexistência de ARLA32 no reservatório → Redução de até 40% do torque do motor na próxima partida.

Para maiores informações, consulte o manual de seu veículo.

Fonte: Mercedes

 

Efeito da Calibragem no Consumo de Diesel

Abr 5, 2013   //   por Admin   //   Blog  //  Nenhum Comentário

Outro fator importante a ser avaliado num projeto de economia de diesel é a periodicidade de calibragem dos pneus dos veículos da sua frota.

Quanto mais baixa a pressão do pneu, menor a sua durabilidade, maior o consumo de combustível e maior o risco de explosão e acidentes na pista. O excesso de pressão também é prejudicial, ocasionando problemas de dirigibilidade, um desgaste acelerado e redução da sua vida útil.

Para saber a calibragem ideal de seus pneus consulte as especificações do fabricante do veículo. Com respeito a periodicidade de calibragem, recomendamos realizá-la semanalmente.

Identificamos nos estudos realizados em nossos clientes, que ao realizar a calibragem semanal ao invés de mensal, o consumo de combustível pode ser reduzido em até 2%.

Abaixo, temos o resultado do efeito da mudança da periodicidade de calibragem no consumo de combustível dos veículos de uma empresa de transporte rodoviário de passageiros. Neste teste foram comparados dois grupos de ônibus com características e operações similares em dois períodos distintos, um de validação e outro de teste – Período 1 (jun, jul e ago): mesma periodicidade de calibragem para os dois grupos e Período 2 (set, out e nov): calibragem com nitrogênio mensal para o grupo A e calibragem com nitrogênio semanal para o grupo B.

No primeiro período, onde os 2 grupos de veículos estavam com a mesma periodicidade de calibração (mensal), não havia diferença entre as médias de consumo de combustível. Após a mudança no grupo B para a calibração semanal, foi possível notar uma melhora significativa na sua média de 1,9% em comparação à media do grupo A no mesmo período com calibração mensal.

Considerando o consumo mensal da empresa de 1.200.00,00, a mudança da periodicidade da calibração resultou em uma economia anual de aproximadamente  550 mil reais.

 

Motor Ocioso e o Consumo de Diesel

Abr 3, 2013   //   por Admin   //   Blog  //  Nenhum Comentário

Motor ocioso é o termo utilizado quando o veículo está parado com o motor funcionando.

Reduzir o tempo gasto com o motor ocioso é uma excelente oportunidade para reduzir o consumo de diesel e a emissão de CO2. Por ser uma iniciativa de baixo custo e com resultados imediatos, todo gestor de frota deveria pensar em iniciar uma ação como essa.

Um argumento utilizado por muitos motoristas é que o combustível gasto para reiniciar o motor é maior do que deixá-lo funcionando em marcha lenta, porém estudos mostram que 30 segundos com o motor ocioso consome mais combustível que desligar e religar o motor.

Além de desperdiçar combustível e contribuir para o aquecimento global, deixar o motor ocioso por muito tempo pode também prejudicar os seus componentes.

A tabela abaixo mostra o consumo de combustível com o motor ocioso em litros/hora para diferentes RPM com e sem Ar Condicionado.

Consumo de combustível com o motor ocioso (l/h)
RPM AC off AC 50% AC on
800 2,42 l/h 2,65 l/h 2,85 l/h
900 2,76 l/h 3,00 l/h 3,20 l/h
1000 3,05 l/h 3,30 l/h 3,55 l/h
1100 3,48 l/h 3,71 l/h 2,98 l/h
1200 3,89 l/h 4,13 l/h 4,35 l/h

* Por exemplo, um veículo com o motor ocioso em 1000 RPM utilizando o ar condicionado consome cerca de 3,55 litros por hora.

Numa ação de controle do motor ocioso realizada por um de nossos clientes do segmento de transporte rodoviário de passageiros, foi identificada uma redução média do consumo de combustível de 1,5%. Tomando como base o consumo mensal dos veículos de 1 milhão de litros de diesel, a ação resultou numa economia anual de aproximadamente 360 mil reais.

Sabemos que mudar hábitos repentinamente não é nada fácil, exige esforços diários na busca pelos resultados e na sua manutenção. Porém qualquer empresa é capaz de controlar suas ações, basta querer e insistir nessa ideia.

Caso queira saber mais sobre os projetos de economia de diesel realizados pela LHT, clique aqui para nos contatar.