Navig Lança Simulador para Formar Motoristas de Ônibus e Caminhões
Um dos principais problemas que assolam o setor de transporte no Brasil é o apagão de mão-de-obra qualificada. Para proporcionar uma solução relativamente rápida para esse problema, o piloto de Stock Car (ex-Fórmula 1) e comentarista da TV Globo, Luciano Burti, lança uma empresa especializada em treinamento e reciclagem para motoristas de caminhões e ônibus.
A Navig oferece cursos por meio de simuladores, muito parecidos com os que são utilizados no treinamento de pilotos de voos comerciais. “É quase um videogame”, afirma Burti. Toda a parafernália funciona dentro de um escritório móvel transportado dentro de um caminhão. “Esse é um dos principais diferenciais, já que a Unidade Móvel de Treinamento irá até o cliente e ficará à sua disposição o tempo necessário”, diz.
Segundo ele, a unidade é auto-suficente, bastando um espaço para estacioná-la dentro da empresa. Além de oferecer a unidade móvel com o simulador, a empresa coloca à disposição do cliente dois instrutores que cuidarão do treinamento teórico e prático dos motoristas. No fim do curso, há a avaliação dos resultados. O custo médio para a empresa é de R$ 300 a R$ 350 por motorista.
“Nos meses seguintes ao treinamento, acompanharemos o resultado desses motoristas em seu dia a dia e ele receberá o certificado de qualificação da Navig, caso atinja os resultados de acordo com o curso que foi ministrado”, conta Burti, que trouxe o simulador do Canadá. O investimento na empresa foi de R$ 3,5 milhões.
O equipamento é produzido pela Virage Simulation, empresa que utiliza em seu processo de desenvolvimento o mesmo conceito de simulação aérea. Os engenheiros da empresa vieram da CAE, empresa referência em simuladores aéreos responsáveis pelo desenvolvimento de alguns simuladores da Airbus, da Boeing e da Embraer.
Há diversos módulos de treinamento. O carro-chefe, segundo ele, é o curso de direção econômica, que leva o motorista a economizar combustível durante o trajeto. “Após preparar-se com esse módulo, o motorista é capaz de diminuir em 10% a média de consumo de combustível. Em alguns casos chega a 15%.” Outro foco do curso é a direção defensiva. O simulador também poderá ser utilizado como uma ferramenta para avaliação de motoristas em processos seletivos.
Por enquanto, a empresa tem duas unidades móveis. Um dos simuladores já está sendo testado em São Paulo pela Braspress, uma das maiores transportadoras especializadas em encomendas expressas do país. “O fato de o simulador vir até a empresa diminui o ônus que teríamos com o deslocamento do profissional”, diz Urubatan Helou Júnior, controller de frota da Braspress.
Para importação de equipamento, customização da Unidade Móvel de Treinamento, elaboração de conteúdo e contratação de instrutores, a empresa fez um aporte inicial de R$ 3,5 milhões, com projeção para retorno do investimento em um período de três anos.
Fonte: Carpress