Como Reduzir a Resistência à Rolagem

Jul 26, 2012   //   by Admin   //   Blog  //  No Comments

O pneu precisa ser flexível para proporcionar conforto e aderência, por isso, durante a rolagem ele se deforma em contato com o solo, aquecendo e consumindo energia, portanto combustível.

Para voltar à sua forma inicial após cada deformação, o pneu necessita de energia, sendo que parte dela é perdida em forma de calor. Essa perda de energia é chamada de resistência à rolagem, e esta é responsável por 20% do consumo de combustível de um veículo de carga e passageiro. Portanto no caso do pneu de carga e passageiro, para reduzir o consumo de combustível é preciso reduzir a “resistência à rolagem”.

Manutenção e calibragem dos pneus

É importante verificar regularmente se os pneus apresentam calibragem correta, perda de pressão, desgastes irregulares, agressões e/ou danos na banda de rodagem, traços de envelhecimento na borracha, objetos retidos na banda de rodagem, etc. A manutenção correta e calibragem dos pneus diminuem a sua resistência à rodagem reduzindo o consumo de combustível do veículo.

Manutenção da Geometria do Veículo

Uma manutenção correta da geometria do veículo através do alinhamento e balanceamento e regulagem dos freios, diminuem as forças que se opõem ao deslocamento do veículo, reduzindo assim à resistência à rolagem e conseqüentemente o consumo de combustível.

Fonte: Michelin

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