Efeito da Água no Sistema de Injeção

Mai 9, 2013   //   by Admin   //   Blog  //  No Comments

A água contida no óleo diesel é um meio propício à proliferação de bactérias que se alimentam da mistura da emulsão formada de água e diesel. As bactérias causam a tão falada Borra que é ácida e pode ocasionar desde um simples entupimento por acumulação, até ataques ácidos aos componentes do sistema de injeção do veículo, causando falha dos motores, aumento do custo de manutenção e do consumo de combustível e prejuízos com a parada do equipamento.

A água pode contaminar o óleo diesel por inclusão direta (respiradouro e/ou pela abertura de inspeção do tanque), externa (entrada de água pelas aberturas de ventilação do caminhão-tanque) ou condensação da umidade do ar.

A condensação da umidade do ar é a contaminação mais importante e na maioria das vezes inevitável devido às características higroscópicas (capacidade de atrair água) do diesel.

Quanto menor o volume do combustível dentro do tanque, maior será a massa de ar dentro dele e, consequentemente, maior a exposição do produto ao ar atmosférico. Desta forma, a quantidade de água condensada também será maior. Nos lugares em que a umidade relativa do ar for muito alta ou exista uma grande variação de temperatura será indispensável controlar diariamente os tanques.

A presença de água não pode ser evitada, mas pode ser controlada tomando os seguintes cuidados:

  • Inspeção visual da cor e aparência do óleo diesel antes de realizar a transferência do caminhão para o tanque de armazenagem;
  • Sistema eficiente de separação de água;
  • Substituição do filtro de combustível no intervalo recomendado;
  • Drenagem periódica (caso haja mudanças bruscas de temperatura e/ou suspeita de contaminação acidental por água, a drenagem deve ser realizada independente do cronograma em vigor).

 

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