O Motorista e o Consumo de Combustível

Jun 5, 2013   //   by Admin   //   Blog  //  No Comments

Todos nós sabemos que o motorista é o fator de maior influência no desempenho do veículo.

Quando se fala em economizar diesel, imediatamente pensamos em fazer alguma ação com os motoristas, seja ela voltada para incentivá-lo a conduzir economicamente, ou então para monitorá-lo na tentativa de evitar a condução irregular.

Porém, antes de qualquer ação, é extremamente importante realizar uma pesquisa junto aos motoristas para entender o que fazem atualmente para economizar combustível, quais fatores dificultam a prática da condução econômica e o que pensam que poderia ser feito para incentivá-los a melhorar.

A LHT é especializada nesse tipo de trabalho.

Como exemplo, ilustramos os resultados de uma pesquisa realizada com motoristas de uma empresa de transporte urbano, onde foram avaliados diversos pontos para definir as ações necessárias para melhoria do desempenho dos veículos

Ao início do trabalho, foi observado que apenas 22% dos motoristas praticavam ações voltadas para a economia de combustível. Dos 22%, apenas 28% controlavam o RPM do motor a fim de obter um melhor desempenho do veículo.

Com respeito às ações que poderiam ser realizadas para incentivar os motoristas a melhorar sua forma de condução, as mais citadas foram: reconhecimento dos resultados, material com dicas de condução econômica e informações sobre as médias dos veículos.

Com os resultados da pesquisa, juntamente com a análise estatística de desempenho dos veículos e o entendimento dos problemas encontrados, foram definidas diversas ações para reduzir o consumo de combustível da frota.

Após essas ações, foi realizada uma nova pesquisa onde pode-se notar que 85% dos motoristas passaram a praticar ações voltadas para a economia de combustível. Essa aumento foi também notado na média de desempenho dos veículos, que aumentou 6,5%, passando de 2,95 km/l para 3,15 km/l.

Considerando o consumo mensal da empresa de 450 mil litros, a economia de diesel proporcionada por esse trabalho refletiu em uma redução anual de custos de R$ 700.000,00.

Leave a comment