Aumento do Consumo de Combustível no Rio de Janeiro dado o uso do Ar Condicionado
Decreto assinado nesta última segunda, dia 24/02/2014, pelo prefeito Eduardo Paes determina que todos os ônibus novos incorporados à frota da cidade do Rio de Janeiro sejam dotados de ar condicionado.
Atualmente, dos 8 mil 788 veículos de transporte coletivo da cidade, apenas 19% possuem ar condicionado.
De acordo com os estudos realizados pela LHT, o consumo de combustível com o ar condicionado ligado é em média 10% maior do que com ele desligado – essa diferença pode chegar a 25% dependendo de alguns fatores como temperatura, nível de utilização do ar e características do veículo.
Portanto, além do custo com a aquisição dos equipamentos, as empresas de ônibus terão um gasto maior com o combustível, tudo isso sem poder alterar o valor das tarifas.
Se considerarmos um consumo médio de 4.500 litros de diesel por veículo/mês, a utilização do ar condicionado pode resultar num aumento mensal no consumo de combustível de 450 litros por veículo.
A prefeitura diz que a meta deste ano é passar de 19% para 30% da frota com ar condicionado, o que implicaria num aumento no consumo de aproximadamente 435 mil litros de diesel por mês.
Até 2016, a previsão é de que todos os ônibus tenham este tipo de equipamento, o que resultaria num maior consumo de combustível de aproximadamente 3,2 milhões de litros diesel/mês, ou então, 38 milhões de litros de diesel/ano em comparação com o que é gasto hoje com apenas 19% da frota com ar condicionado – nesse cálculo não foram consideradas as possíveis alterações no número da frota e aquisições de ônibus ecologicamente corretos.
Apesar de ser uma ótima iniciativa para melhorar a qualidade do transporte público no Rio, o uso do ar condicionado implica num aumento de emissões de poluentes na atmosfera decorrente do maior consumo de combustível.
Dado o comprometimento do governo na redução dos gases do efeito estufa, vale uma atenção especial nesse assunto a fim de mitigar as emissões por meio de novas tecnologias e ônibus ecologicamente corretos.