Caminhões e Ônibus Mercedes-Benz já Podem ser Abastecidos com Biodiesel B20
A Mercedes-Benz do Brasil anunciou na Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro, que os caminhões e ônibus de sua marca, independentemente do ano de fabricação, já estão aptos para o uso do biodiesel B20 (mistura de 20% de biodiesel e 80% de diesel).
O anúncio foi feito durante evento da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene) dentro da programação do seminário da GBEP (Global Bioenergy Partnership), fórum internacional de diálogo que busca apoiar a formulação de políticas públicas para maior utilização sustentável da bioenergia.
O uso de combustíveis alternativos em veículos Mercedes-Benz traz muitas vantagens para as empresas e os operadores de transporte. Graças aos desenvolvimentos já aplicados aos motores da marca, o biodiesel com teor de 20% pode ser utilizado em caminhões e ônibus sem necessidade de modificações no motor.
“Além disso, são mantidos a eficiência e o excelente desempenho, com menores emissões e reduzido consumo”, diz Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso reforça a confiança da Mercedes-Benz no uso de combustíveis alternativos, que se mostram como opções interessantes, pois não requerem alteração na estrutura da frota atual”.
Motores Mercedes-Benz são multicombustíveis
De acordo com o executivo, outra grande vantagem dos veículos da marca é que eles podem ser abastecidos com biodiesel, diesel de cana (um desenvolvimento pioneiro da marca) e diesel comercial. Ou seja, os caminhões e ônibus Mercedes-Benz são efetivamente multicombustíveis, preservando a qualidade, eficiência, durabilidade e confiabilidade dos produtos.
A Mercedes-Benz do Brasil é pioneira nas pesquisas e nos testes com o uso de biodiesel para caminhões e ônibus no País, já tendo realizado mais de 2.200.000 km de testes de operação com biodiesel B20 em ônibus urbanos. “Estamos mostrando ao mercado que o biodiesel e também o diesel de cana são as mais viáveis alternativas de combustível ‘limpo’ para o nosso País”, diz Gilberto Leal. “Mais uma vez, nossa marca indica o caminho a seguir, consolidando também um trabalho de parceria na busca por soluções sustentáveis”.
Atualmente, misturas até B5 (teor de 5% de biodiesel) são utilizadas normalmente em caminhões e ônibus, já incluindo os modelos que atendem ao Proconve P-7, sem necessidade de alterações no veículo e no motor. A partir de agora, isso também é válido para o B20, mantendo-se os mesmos níveis de desempenho, consumo e emissões, com destaque para a redução de 35% na emissão de Material Particulado.
Fonte: Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz