Como Iniciar um Programa de Economia de Diesel
Acaba de ser anunciado pela Petrobrás mais um reajuste de 5% no preço de venda do diesel nas refinarias. O último reajuste foi em janeiro deste ano, onde a estatal elevou em 5,4% o seu preço.
Mediante esse cenário de constante aumento, torna-se cada mais necessário iniciar um programa de redução do consumo de diesel para amenizar o impacto desses reajustes no orçamento das empresas.
Sabemos que iniciar um programa como esse não é uma tarefa fácil. Além das diversas variáveis que influenciam no consumo de combustível, há diversos pontos que são específicos a cada operação e devem ser considerados.
O primeiro passo para obter sucesso no programa, antes de definir um plano de ações e estabelecer metas, é realizar o diagnóstico de inteligência de frota, onde devem ser avaliados os seguintes pontos:
- Análise estatística dos dados históricos de abastecimento e operação para avaliar tendências, variabilidades e correlações;
- Pesquisas de clima para avaliar: o nível de satisfação dos motoristas, o que os motiva para alcançar melhores resultados, o que eles pensam e fazem para economizar combustível, quais são suas reclamações, etc.
- Mapeamento de toda operação para identificar gaps de melhoria.
- Reuniões com os gestores de frota para discutir ideias e soluções para problemas já identificados.
- Desenvolver modelo para estimar o consumo de combustível e estabelecer metas de acordo com as condições de cada operação (veículo, linha, motorista).
Lembre-se que qualquer empresa é capaz de controlar suas ações, basta querer e insistir nesta ideia.