Dicas para Economizar Diesel
Sabemos que cada ação do motorista está diretamente ligada ao consumo de combustível, por isso que o principal fator a ser trabalhado em um programa de economia de combustível é a consciência do condutor.
Podemos dizer que conduzir o veículo “economicamente” significa operar o veículo de forma correta, ou seja, acionando os mecanismos de controle (acelerador, freios, direção, câmbio) em perfeita sintonia com as situações que acontecem ao longo da viagem (tais como subidas, descidas, retas, curvas, além das condições de conservação da pista e condições climáticas).
E como o motorista pode aplicar os conceitos de condução econômica?
Trabalhando na faixa ideal de operação
Qualquer motor tem o seu maior torque junto com seu menor consumo de combustível, portanto o condutor deve escolher as marchas sempre observando o tacômetro, de modo que a rotação do motor permaneça quase todo o tempo dentro da faixa recomendada (faixa verde).
Importante lembrar que em determinadas condições de operação (veículo muito carregado, aclives prolongados, temperatura ambiente elevada ou grandes altitudes) o motorista precisará utilizar rotações mais elevadas.
Não acelerando durante as trocas de marchas
Todos os veículos fabricados atualmente possuem câmbios sincronizados, portanto acelerar entre as trocas de marchas é um procedimento desnecessário, pois reduz a vida útil dos componentes da embreagem e da caixa de câmbio e aumenta o consumo de combustível.
Se possível, pulando marchas
A escolha da marcha certa determinará sempre o maior torque do motor junto com o seu menor consumo de combustível.
Trafegando somente com o veículo engrenado
Em declives, quando o acelerador não é acionado, mesmo o veículo estando engrenado, o consumo de combustível é nulo.
Vale lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro proíbe o tráfego de veículo desengrenado.
Freando corretamente
Manter a velocidade compatível com a segurança, utilizando ao máximo as reduções de marchas e freio motor.
Aproveitando a inércia do veículo
Os veículos mais pesados e maiores possuem mais inércia.
Para tirar proveito da inércia, basta manter a uniformidade do rolamento (velocidade média) do veículo, acelerando suave e constantemente.