Diesel de Cana tem Performance Melhor e Polui 40% a Menos

Set 12, 2013   //   by Admin   //   Blog  //  No Comments

O diesel de cana-de-açúcar, que vem sendo testado em ônibus de cidades brasileiras, tem pelo menos duas vantagens em relação ao óleo diesel comum: sua performance é superior e ele é muito menos poluente.

Essa alternativa está sendo desenvolvida no Brasil, país que já é referência quando o assunto é biocombustível, sendo exportador dessa tecnologia e de matéria-prima para diversos países.

O diesel de cana está sendo produzido desde 2010 pela subsidiária brasileira da empresa norte-americana Amyris. Ele é testado no abastecimento de veículos do transporte público de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

O coordenador comercial de combustíveis da Amyris Brasil, garante que a performance é superior: “Essa diferença é evidenciada pelas suas características, como alta pureza, número de Cetano, estabilidade no armazenamento e seu ótimo comportamento em temperaturas mais frias”.

Outra vantagem do diesel canavieiro é a não necessidade de se fazer adaptações aos motores que já usam o diesel comum, independente do modelo ou ano do veículo.

Segundo o coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (LADETEL) da USP, o diesel de cana tem características equivalente à do diesel comum, mas polui menos, por não apresentar enxofre, um dos elementos mais nocivos para a saúde. Em relação ao diesel S10 (o convencional mais ecológico no mercado brasileiro), o de cana tem 40% menos poluentes.

Os resultados dos testes com trezentos ônibus que circulam pela capital paulista, abastecidos com 10% de diesel de cana e 90% de diesel de petróleo, têm sido bastante satisfatórios.

Bicombustível

Uma tecnologia que permite a substituição do diesel pelo etanol foi testada com o motor FPT Cursor 9, no caminhão Iveco Trakker Bi-Fuel. O protótipo foi desenvolvido para atender uma demanda da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única). Além da redução de emissões de poluentes, apresentou economia de 6% no consumo de combustível.

fonte: O Tempo

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