Efeito da Água no Sistema de Injeção
A água contida no óleo diesel é um meio propício à proliferação de bactérias que se alimentam da mistura da emulsão formada de água e diesel. As bactérias causam a tão falada Borra que é ácida e pode ocasionar desde um simples entupimento por acumulação, até ataques ácidos aos componentes do sistema de injeção do veículo, causando falha dos motores, aumento do custo de manutenção e do consumo de combustível e prejuízos com a parada do equipamento.
A água pode contaminar o óleo diesel por inclusão direta (respiradouro e/ou pela abertura de inspeção do tanque), externa (entrada de água pelas aberturas de ventilação do caminhão-tanque) ou condensação da umidade do ar.
A condensação da umidade do ar é a contaminação mais importante e na maioria das vezes inevitável devido às características higroscópicas (capacidade de atrair água) do diesel.
Quanto menor o volume do combustível dentro do tanque, maior será a massa de ar dentro dele e, consequentemente, maior a exposição do produto ao ar atmosférico. Desta forma, a quantidade de água condensada também será maior. Nos lugares em que a umidade relativa do ar for muito alta ou exista uma grande variação de temperatura será indispensável controlar diariamente os tanques.
A presença de água não pode ser evitada, mas pode ser controlada tomando os seguintes cuidados:
- Inspeção visual da cor e aparência do óleo diesel antes de realizar a transferência do caminhão para o tanque de armazenagem;
- Sistema eficiente de separação de água;
- Substituição do filtro de combustível no intervalo recomendado;
- Drenagem periódica (caso haja mudanças bruscas de temperatura e/ou suspeita de contaminação acidental por água, a drenagem deve ser realizada independente do cronograma em vigor).