Efeito da Calibragem no Consumo de Diesel

Abr 5, 2013   //   by Admin   //   Blog  //  No Comments

Outro fator importante a ser avaliado num projeto de economia de diesel é a periodicidade de calibragem dos pneus dos veículos da sua frota.

Quanto mais baixa a pressão do pneu, menor a sua durabilidade, maior o consumo de combustível e maior o risco de explosão e acidentes na pista. O excesso de pressão também é prejudicial, ocasionando problemas de dirigibilidade, um desgaste acelerado e redução da sua vida útil.

Para saber a calibragem ideal de seus pneus consulte as especificações do fabricante do veículo. Com respeito a periodicidade de calibragem, recomendamos realizá-la semanalmente.

Identificamos nos estudos realizados em nossos clientes, que ao realizar a calibragem semanal ao invés de mensal, o consumo de combustível pode ser reduzido em até 2%.

Abaixo, temos o resultado do efeito da mudança da periodicidade de calibragem no consumo de combustível dos veículos de uma empresa de transporte rodoviário de passageiros. Neste teste foram comparados dois grupos de ônibus com características e operações similares em dois períodos distintos, um de validação e outro de teste – Período 1 (jun, jul e ago): mesma periodicidade de calibragem para os dois grupos e Período 2 (set, out e nov): calibragem com nitrogênio mensal para o grupo A e calibragem com nitrogênio semanal para o grupo B.

No primeiro período, onde os 2 grupos de veículos estavam com a mesma periodicidade de calibração (mensal), não havia diferença entre as médias de consumo de combustível. Após a mudança no grupo B para a calibração semanal, foi possível notar uma melhora significativa na sua média de 1,9% em comparação à media do grupo A no mesmo período com calibração mensal.

Considerando o consumo mensal da empresa de 1.200.00,00, a mudança da periodicidade da calibração resultou em uma economia anual de aproximadamente  550 mil reais.

 

Leave a comment