Efeito do Motorista no Consumo de Diesel
Após a última discussão sobre as atitudes dos motoristas que implicam no consumo de combustível, recebemos alguns questionamentos sobre qual seria a diferença máxima esperada de desempenho entre eles em uma mesma operação.
Pesquisas mostram que a diferença entre o desempenho do melhor e pior motorista com veículos e operações similares pode chegar a mais de 30%. Para ilustrar, vamos considerar os resultados de um estudo realizado pela LHT numa empresa de transporte urbano de passageiros.
Na imagem abaixo temos 2 gráficos, o da esquerda apresenta as médias de consumo de 4 ônibus similares (mesmo modelo, motor, carroceria, ano e manutenção) de uma mesma linha (transporte de passageiros intermunicipal) e o da direita a frequência dos motoristas em cada veículo – cada cor representa um motorista diferente.
Apesar do motorista ser fixo por veículo, pode ocorrer uma substituição dependendo da situação e da sua disponibilidade.
Nota-se que há uma diferença significante entre as médias de consumo dos veículos 3 e 4. Considerando os resultado de abril, o veículo 4 foi 24% mais econômico que o veículo 3 – 3,53 km/l vs. 2,85km/l.
Para testar se o responsável por essa diferença era o motorista, foi realizado uma troca entre eles no mês de maio, ou seja o motorista do veículo 3 passou a operar o 4 e o motorista do veículo 4 passou a operar o 3 – no momento da troca não foi informado que os motoristas estavam sendo observados e sim que era uma substituição rotineira.
Em junho, a troca foi desfeita. Os resultados podem ser observados no gráfico abaixo:
Independente do veículo operado, as médias dos motoristas continuaram seguindo a mesma tendência de desempenho, afirmando assim que realmente era o motorista o responsável pela diferença.
Que existe diferença entre os motoristas é fato. O grande segredo é saber medir essa diferença e identificar as causas que levam o motorista a apresentar esse desempenho para tomar as devidas ações para a melhoria.