Estilo de Condução Econômica
O condutor deve se adaptar às diversas situações do dia-a-dia, buscando sempre o seu melhor estilo econômico de dirigir. Para isso, separamos algumas regras fundamentais para otimizar o desempenho dos veículos.
O que o condutor pode fazer em superfície plana?
- Com velocidade constante, operar na faixa verde, utilizando a melhor faixa de torque com o pedal levemente acionado;
- Não é necessário seguir toda a sequência de marchas, é possível pular algumas marchas para chegar mais rapidamente à marcha mais adequada àquela situação, prolongando assim a vida útil dos componentes mecânicos e reduzindo o consumo de combustível.
O que o condutor pode fazer em subidas?
- Aproveitar a velocidade do veículo para atingir o topo o mais rápido possível;
- Acelerar e adequar as marchas, mantendo a rotação mais próxima possível da transição da faixa verde para a amarela;
- Aliviar o pedal antes de atingir o ponto mais elevado.
Dica Rápida: Iniciar uma subida com rotação muito baixa pode elevar a temperatura do motor e afetar o rendimento do veículo.
O que o condutor pode fazer em descidas?
- Manter o veículo engrenado, não comprometendo o veículo, a segurança e as leis de trânsito.
- Com o pedal do acelerador em repouso, manter a rotação na faixa amarela. Somente usar o freio de serviço quando necessário ou então para manter a rotação na faixa ideal.
Dica Rápida: O uso do freio motor não aumenta o consumo de combustível, pois só existe injeção quando se está acelerando o veículo, o que não acontece quando se está em uma descida com o acelerador em repouso.
Em todas as situações, jamais acelerar durante as trocas de marchas, pois esse costume reduz a vida útil dos componentes da embreagem e da caixa de câmbio, aumenta o consumo de combustível e o desgaste físico do motorista.
É muito importante que os motoristas conheçam o trajeto para antecipar situações de paradas obrigatórias, subidas, descidas e semáforos para tirar o melhor proveito possível do desempenho dos veículos.
Fonte: Mercedes e Volvo