Fabricantes Inovam para Construir Caminhões mais “Verdes”
Fabricantes de caminhões, pressionados pela multiplicação de normas e pelo preço elevado dos combustíveis, desenvolvem veículos cada vez menos danosos ao meio ambiente.
A nova norma antipoluição européia denominada Euro 6 obriga os fabricantes de caminhões a oferecer aos clientes motores menos poluentes. Esta regulamentação, que entrará em vigor para caminhões e ônibus novos na Europa em 2014, prevê reduzir à metade as emissões de particulados e em 80% as de dióxido de nitrogênio.
A adequação dos veículos às novas normas representou importantes investimentos para os fabricantes, que recentemente apresentaram novos motores no salão Internacional IAA de Hanover. A aerodinâmica dos veículos também se tornou um importante argumento de venda.
“Quase 40% da energia total que é gasta para manter um caminhão de 40 toneladas a uma velocidade constante de 85 km/h em uma estrada lisa se perde apenas com o efeito da resistência do ar”, segundo a fabricante MAN (do grupo Volkswagen), empresa autora de um estudo sobre veículos pesados (Concept S). A resistência do ar provoca aumento no consumo de combustível, que representa a segunda maior fonte de gastos para os transportadores, que pedem soluções para reduzir as despesas.
Número um mundial, a alemã Daimler apresentou no IAA um semi-reboque, Mercedes-Benz Aerodynamics, capaz de economizar 2.000 litros de diesel e cerca de 3.000 euros por ano, ao mesmo tempo em que reduz em 5 toneladas suas emissões de dióxido de carbono.
As fabricantes apostam também em veículos elétricos. “Entre os veículos leves com menos de 3,5 toneladas, um funcionamento completamente elétrico já é possível”, diz a Federação Alemã de Fabricantes de Automóveis (VDA). No entanto, a demanda de particulares para este tipo de veículo é escassa.
Fonte: Agência AFP