Frotistas Europeus Pessimistas Sobre a Eficiência no Consumo de Combustível
Um novo relatório, intitulado “Levar a eficiência de consumo de combustível ao transporte rodoviário de mercadorias da Europa” (“Driving fuel efficiency in Europe’s road freight transport”), publicado pela Goodyear Dunlop revela que apesar dos esforços para melhorar a eficiência no consumo de combustível, uma em cada sete transportadoras rodoviárias europeias prevê o encerramento da sua atividade daqui a oito anos, a não ser que sejam feitos importantes desenvolvimentos para melhorar a eficiência no consumo de combustível das frotas.
No simpósio dedicado às frotas, realizado dia 25 de janeiro, em Bruxelas, a Goodyear Dunlop apresentou várias recomendações para ajudar o setor de transportes rodoviários comerciais a melhorar a sua eficiência no consumo de combustível.
O consumo de combustível de um veículo tem um impacto direto na emissão de CO2. O Relatório Transportes Rodoviários para 2020 da Goodyear Dunlop (Goodyear Dunlop’s Road to 2020) mostra que um terço (30%) das frotas europeias não tem atualmente um plano em vigor para responder à tão esperada regulamentação europeia de CO2. No mais recente Livro Branco sobre os Transportes, a Comissão Europeia deu indicações claras que mais regulamentação e impostos sobre o combustível e a emissão de CO2, serão introduzidos nos próximos dez anos.
Ao mesmo tempo, as frotas estão atentas ao setor e os decisores políticos ajudam a atingir uma maior eficiência no consumo de combustível:
- Uma em cada três pretende que a UE invista em tecnologia de eficiência no consumo de combustível e em programas de desenvolvimento;
- Uma em quatro pretende uma ferramenta de modelação que preveja o custo e a emissão de CO2 de investimentos em equipamento ecológico e formação;
- Uma em quatro pretende mais informações sobre os fatores que afetam a eficiência de consumo de combustível;
- Uma em cinco pretende que a legislação europeia incentive as frotas em matéria de eficiência de consumo de combustível.
Com o aumento do preço do combustível e dado que duas em cinco frotas afirmarem que estão sob pressão dos seus clientes para tornar as suas operações ecológicas, não é de surpreender que mais de nove em dez frotas estejam a trabalhar no sentido de reduzir o consumo de combustível:
- Sete em dez investiram na formação em condução ecológica;
- Seis em dez adquiriram veículos mais eficientes no consumo de combustível;
- Duas em cinco melhoraram a logística e o planeamento da rota;
- Duas em cinco mudaram para pneus mais eficientes no consumo de combustível.
Apenas 8% das frotas não tomaram medidas para reduzir o consumo de combustível, as transportadoras rodoviárias europeias estão céticas sobre o que podem fazer mais para aumentar a eficiência no consumo de combustível e reduzir a emissão de CO2.
Atualmente, sete em dez frotas europeias trabalham no sentido de um objetivo ao qual se impuseram para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2. Com esforços significativos já em curso, as frotas são conservadoras ao fazerem a estimativa da possível economia em termos de eficiência no consumo de combustível:
- 52% das frotas acha que não é capaz de atingir uma melhoria em termos de eficiência no consumo de combustível de mais de 10%;
- Só uma em dez acredita que o setor é capaz de atingir 20% do objetivo para a melhoria em termos de eficiência no consumo de combustível fixado no compromisso 20-20-20 da UE sobre a baixa emissão de carbono;
- Uma em cinco não tem a certeza se é capaz de obter alguma economia de combustível.
Curiosamente, as frotas de países com baixos preços de combustíveis são mais otimistas. Na Polónia e na Espanha, onde os preços dos combustíveis estão abaixo da média europeia, um quinto das frotas acredita que é capaz de atingir 20% de redução de consumo de combustível em 2020.
Contudo, no Reino Unido, onde os preços dos combustíveis estão acima da média europeia, um terço das frotas afirma que fez tudo o que pôde para melhorar a eficiência no consumo de combustível e que não pode ser feita mais nenhuma redução.
Com base nos resultados, a Goodyear Dunlop incentiva os decisores políticos a considerarem as seguintes recomendações no sentido de ajudar o setor dos transportes comerciais rodoviários a reduzir as emissões e a melhorar a eficiência no consumo de combustível:
- Tornar obrigatório o sistema de controle de pressão dos pneus em todos os veículos pesados;
- Investir numa melhor tecnologia de controle de pressão dos pneus para todos os veículos pesados;
- Dar incentivos aos operadores de frotas que investem em melhorias aerodinâmicas ou que adquirem pneus que atingem a classificação A, B, C de acordo com o novo regulamento da UE de etiquetagem de pneus, na resistência ao rolamento e na aderência ao piso molhado;
- Ajustar as restrições da UE sobre o peso e a altura dos veículos pesados, de modo a melhorar a eficiência no consumo de combustível.
Fonte: Cargo Edições