Ônibus com Tecnologia Limpa em Teste/Operação no Brasil

Fev 27, 2014   //   by Admin   //   Blog  //  No Comments

– HIBRIBUS VOLVO (fabricado em Curitiba): Tecnologia Híbrido Paralela.

A partida do veículo é dada exclusivamente com o motor elétrico, que continua em funcionamento até o ônibus atingir, aproximadamente, 20 km/h. Esta velocidade corresponde a 40% das operações de um veículo urbano, caracterizadas por diversas paradas ao longo do percurso. Também é nesta velocidade que um motor diesel polui mais. A partir de 20 quilômetros por hora, entra em operação o motor diesel, que é menor que o dos ônibus convencionais.

De acordo com o fabricante, a maior vantagem do Hibribus está no quesito sustentabilidade. O ônibus emite até 90% menos substâncias nocivas ao ambiente que os equipados com motor Euro 3, e até 50% menos que os propulsores Euro 5, além de garantir redução no consumo de combustível em 35%.

– HÍBRIDO BR/MERCEDES-BENZ (fabricado em São Bernardo do Campo): Tecnologia Híbrido em Série ou Híbrido Seriado.

O motor a diesel funciona durante toda a operação, mas não é responsável pela movimentação do ônibus, atuando apenas como gerador do motor elétrico que faz o ônibus funcionar o tempo todo. O ônibus possui um sistema de baterias feitas pela Moura que consegue armazenar e aproveitar melhor a energia. Não há desperdício do que é gerado pelo motor diesel e pelo sistema de frenagem regenerativa (quando o sistema armazena a energia que não é usada nos momentos de menos esforço do ônibus).

A otimização do motor diesel para a aplicação, a eficiência dos motores elétricos, a tecnologia de baterias, o sistema de frenagem regenerativa e a tecnologia de tração que gerencia todos os conjuntos permitem que o ônibus elétrico híbrido reduza a emissão e o consumo de combustível. As emissões locais, como o material particulado, são reduzidas em até 95% e o consumo de diesel, em operação comercial, está em torno de 20%.

– E-BUS ELETRA/MITSUBISHI (montado em São Bernardo do Campo): Ônibus 100% elétrico, sem a necessidade de rede aérea.

Está em testes na extensão do Corredor Metropolitano ABD, entre Diadema e a estação de trens da CPTM Berrini. É um ônibus articulado de chassi Mercedes-Benz. No Terminal Metropolitano de Diadema, há uma estação para as baterias serem recarregadas. São planejadas quatro recargas rápidas de quatro minutos em média cada, ou uma recarga de dez minutos a cada 50 quilômetros percorridos. Na garagem, o veículo recebe uma recarga lenta de quatro horas. As baterias e parte do sistema foram feitas pela divisão brasileira e pela divisão japonesa da Mitsubishi. Também uma parte do sistema e a integração dos equipamentos couberam à Eletra.

– Ônibus Elétrico Puro BYD (fabricado na China).

O veículo é testado em São Paulo e também já passou por testes em Brasília, Salvador e Palmas. É 100% elétrico e as recargas são feitas na garagem. A autonomia do ônibus é de cerca de 250 quilômetros e a emissão de poluentes é zero.

-Trolebus Eletra/WEG (fabricado em São Bernardo do Campo).

Os veículos ainda dependem de rede aérea, mas estão modernizados. Alavancas pneumáticas reduzem os riscos de quedas durante o trajeto. O sistema é de corrente alternada, considerado mais moderno, e os ônibus possuem baterias que permitem circulação entre quatro e sete quilômetros sem necessidade da rede de fios.

Fonte: Ponto de ônibus

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