Recorde de Consumo para Ônibus Euro 6

Nov 29, 2012   //   by Admin   //   Blog  //  No Comments

Ônibus Euro 6 das linhas Mercedes-Benz Citaro e Setra ComfortClass 500 obtiveram uma redução no consumo de combustível de 8,5 e 8,2%, respectivamente, durante uma prova organizada pela Daimler, entre os dias 22 e 26 de outubro.

Durante cinco dias, cinco ônibus – três Mercedes-Benz Citaro Euro 6 e dois Setra ComfortClass 500 – percorreram um total de 18 mil quilômetros. Os ônibus urbanos Mercedes-Benz foram utilizados, em condições reais sem passageiros, na cidade alemã de Wiesbaden, enquanto os veículos de turismo de piso elevado da Setra efetuaram viagens de longa distância entre as cidades de Leipzig e Hamburgo, assim como outras mais curtas num circuito constituído pelas cidades de Leipzig/Sangerhausen, Schweinfurt, Hof e Bautzen.

Os três Mercedes-Benz Citaro Euro 6 fizeram o teste com 50% da capacidade de carga, isto é, com um lastro de 3,2 toneladas e percorreram cerca de 1.400 quilômetros. Os dois Setra ComfortClass 500 efetuaram cerca de nove mil quilômetros, cada, em viagens de longo curso.

O Mercedes-Benz Citaro participou no teste com três versões: a nova Euro 6, equipada com motor Mercedes-Benz OM 936h de 7,7 litros e 299 cv; versões Euro 5 com motor OM 906 hLA de 6,4 litros e 286 cv e OM 457 hLA de 299 cv. Em todos os casos, as transmissões, diferenciais traseiros e pneus eram idênticos. No final dos cinco dias, o Mercedes-Benz Citaro Euro 6 obteve um consumo de 38,7 l/100 km nas condições difíceis de tráfego urbano da cidade de Wiesbaden, o que representa uma redução de 8,5% (3,6 l/100 km) relativamente ao Mercedes-Benz Euro 5, que também já era considerado um dos ônibus urbanos de 12 metros mais econômicos do mercado. Para um total anual de 60 mil quilômetros e para um preço médio de aproximadamente 1,25 euros por litro (valor sem impostos), o novo Citaro Euro 6 permite uma redução anual de 2.700 euros em custo de diesel. Apesar do investimento superior na aquisição do veículo, o retorno é obtido ao final de quatro anos, enquanto o valor de revenda como usado também é superior.

Os resultados obtidos com o novo Setra ComfortClass 500 foram semelhantes. No teste foi utilizada uma unidade S 515 HD Euro 6 equipada com o novo motor OM 470 de 428 cv e uma unidade da geração anterior ComfortClass 400 – S 415 GT-HD – que contava com um propulsor OM 457 LA Euro 5 de 428 cv. Em ambos os casos, as transmissões, diferenciais e os pneus também eram idênticos. Ambos os ônibus de dois eixos estavam carregados até ao peso máximo autorizado de 18 toneladas.

Após ter efetuado um total de sete mil quilômetros, o novo Setra ComfortClass 515 HD registou um consumo médio de 21,0 l/100, menos 1,9 l/100 km do que o Setra ComfortClass S 415 GT-HD, o que corresponde a uma diminuição de 8,2%.

Em termos econômicos, o novo Setra ComfortClass permite poupar em combustível cerca de 2.850 euros por ano por cada cem mil quilômetros, valor que sobe para mais de cinco mil euros se percorrer 180 mil quilômetros.

Os veículos foram conduzidos por motoristas de testes e formadores da Omniplus Ecotraining. Em cada turno, uma equipe de dois motoristas conduzia cada um dos cinco ônibus. As equipes mudavam de ônibus todos os dias. Os veículos foram operados em dois turnos.

Fonte: Transportes em Revista

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