Sistema SCR, S-10 e ARLA 32 – Motores Euro V

Mai 6, 2013   //   by Admin   //   Blog  //  No Comments

Apesar de ser um tema bastante discutido, muitos ainda nos perguntam sobre o sistema SCR presente nos motores a diesel e também sobre o Diesel S-10 e ARLA 32. Pensando nisso, preparamos um breve material para esclarecer algumas dúvidas.

Desde 2012, a maioria dos veículos pesados fabricados no Brasil, como caminhões e ônibus, passou a contar com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction, ou então, redução catalítica seletiva), tecnologia que permite a redução de NOx através de reação química no catalisador montado no sistema de escape.

Para os motores com o sistema SCR, o uso do Arla 32 é obrigatório, assim como o Diesel S-10.

Mas o que é o Arla 32?
ARLA é a abreviação de Agente Redutor Líquido Automotivo e atua nos sistemas de exaustão como agente redutor de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), tendo como componente base a uréia. O número 32 refere-se ao nível de concentração da solução de uréia (32,5%) em água desmineralizada.

Como funciona?
O Arla 32 é injetado no escapamento por um sistema de dosagem. No catalisador, ocorre uma reação química que transforma o óxido de nitrogênio em nitrogênio e vapor d’água, reduzindo assim os níveis de emissões.

E sobre o Diesel S-10?
O Diesel S-10, disponível no mercado brasileiro desde janeiro de 2013, possui teor máximo de enxofre de 10 partes por milhão e foi desenvolvido para atender aos limites de emissão mais rígidos estabelecidos para veículos pesados.

Alguns informações importantes:

  • Abastecer os veículos com o sistema SCR somente com Diesel S-10;
  • O Arla 32 não pode ser adicionado ao tanque de óleo diesel, sob pena de causar danos ao motor, assim como o Diesel não pode ser adicionado ao reservatório destinado ao Arla 32;
  • O Arla 32 é um produto de alta pureza, sensível a contaminação, necessitando de cuidados no seu manuseio e tem validade de 12 meses quando estocado em temperaturas médias menores que 30°C, sem incidência solar;
  • O consumo médio esperado de ARLA 32 é da ordem de 5% do consumo de óleo diesel, podendo variar dependendo das condições de uso do veículo e de tráfego;
  • Os novos veículos a diesel possuem sensores especiais que reduzem drasticamente a potência dos motores, caso sejam detectados emissões do escapamento acima dos limites permitidos devido a não utilização do ARLA 32.

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